Como Funciona a Guitarra Elétrica?




Enquanto os sons de um violão dependem de ressonâncias acústicas produzidas pelas oscilações das cordas no interior oco do instrumento, a guitarra elétrica é um instrumento maciço, no qual não acontecem oscilações acústicas. Em vez disso, as oscilações das cordas metálicas são captadas por sensores elétricos (bobinas decaptação), que enviam sinais para um amplificador e daí para um ou mais alto-falantes.O instrumento foi resultado de uma longa evolução e da colaboração mútua entre músicos e técnicos em eletrônica e carpintaria. O princípio básico de funcionamento de uma guitarra elétrica se resume em uma bobina de captação ilustrado na figura abaixo:

Vista lateral de uma bobina de captação de uma guitarra elétrica.


As partes do captador que ficam embaixo das cordas são ímãs comuns, que nem os de geladeira (região azul escuro). As cordas da guitarra são de aço, certo? E o que acontece quando você coloca o metal perto de um ímã? Ele fica magnetizado - vira outro ímã. A região do fio de aço da guitarra logo acima do imã se torna em um pequeno imã, região amarela da figura. As cordas geram, então, seu próprio campo magnético. Quando a corda é tocada e começa a oscilar seu movimento em relação à bobina muda o fluxo de campo magnético através da bobina, induzindo uma corrente na bobina (Lei de Faraday). Quando a corda se aproxima e se afasta da bobina a corrente induzida muda de sentido com a mesma frequência que as oscilações da corda, transformando assim a frequência das oscilações mecânicas em frequências eletrodinâmicas. Esta frequência que caracteriza a nota musical que será amplificada e transformada em frequência mecânica novamente pelo alto-falante. Como funciona o amplificador e a alto-falante é assunto para outra postagem.

Curiosidade: Para ter maior controle sobre o instrumento o lendário Jimi Hendrix às vezes refazia as bobinas de captação da sua guitarra para mudar o número de espiras. Desta forma, alterava o valor da força eletromotriz induzida nas bobinas e, portanto, a sensibilidade às oscilações das cordas.


Texto adaptado do Livro "Física Fundamental V.3" - Halliday.D  


Nenhum comentário:

Postar um comentário