Ex-engenheiro da NASA escreve artigo devastador
Don A. Nelson, um engenheiro da NASA já reformado, escreveu no dia 21 de Agosto no Chron, um jornal de Houston, um artigo de opinião sobre a política espacial da NASA e o futuro da exploração espacial americana.
Não se poupando a críticas, Don chega mesmo a afirmar que a segurança das tripulações nunca foi uma prioridade para a NASA e que a perda de vidas humanas nos acidentes dos vaivéns espaciais eram perfeitamente evitáveis, se as tripulações tivessem cápsulas de fuga tal como as que são propostas pela Agência Espacial Europeia para o seu veículo Hermes. A certa altura afirma: “A incapacidade da NASA para cumprir a programação, controlo de custos e evitar o cancelamento de projetos é causada pela falta de vontade para resolver os seus problemas internos.”
Nelson acredita que o programa espacial chinês demonstra ser um programa à altura do século XXI ao apostar num veículo espacial reutilizável que poderá trazer para a Terra recursos do espaço. Afirma ainda que a China, com veículos reutilizáveis e infraestruturas espaciais, tornar-se-à a líder do clube espacial.
Don A. Nelson que trabalha agora como consultor espacial, reformou-se da NASA em 1999, depois de 36 anos de serviço. Ele participou em projectos-chave da história da agência: Gemini, Apollo, Skylab e o Space Shuttle. Fez parte da equipa de apoio para o primeiro “rendez-vous” espacial, para a primeira missão tripulada à Lua e para o primeiro voo do Space Shuttle. É autor do livro “NASA: new millennium Problems and Solutions”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário